Apresentação : 

Henrique Alberto de Medeiros Filho é natural de Corumbá (MS), onde sua família paterna radicou-se ainda no século XIX, cerca de 1890, vinda de Santa Catarina, sendo descendente de italianos pela família materna. Filho de Henrique Alberto de Medeiros e Cecília Marcondes de Moura Medeiros, passou sua infância, adolescência e estudos acadêmicos em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde se formou e exerceu parte de sua carreira profissional, retornando a Mato Grosso do Sul no início da década de 80, fixando residência em Campo Grande, cidade na qual foi agraciado com o título de cidadão honorário. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro – RJ (1976), exerce atividades multimídia, culturais e empresariais. Escritor, Editor, Publicitário e Jornalista, tem ampla participação na vida cultural sul-mato-grossense com presença em inúmeros projetos culturais (nas manifestações da arte regional e nacional) tanto no setor das artes cênicas, como das musicais, audiovisuais e literárias. É membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ocupando cadeira de número 10.

Escritor, é autor dos livros:

“O Azul Invisível do Mês Que Vem”, poemas e contos

“Pirâmide de Palavras”, poemas

“Que as Dores se Transformem em Cores”, poemas

“Palavras Correndo Atrás de Textos”, poemas e outros escritos

 “David Cardoso – Memórias do Rei da Pornochanchada”, biografia memorialista (roteirizado e editorado)

É coautor no livro “Vozes das Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul”

 

  • Henrique de Medeiros é também um dos capítulos das obras “A Literatura Sul-mato-grossense na Ótica de Seus Construtores”- das Pesquisadoras e Historiadoras Maria da Glória Sá Rosa e Albana Xavier Nogueira, abordando a história, construção e o trabalho literário de escritores de MS – e “Vozes da Literatura” – editada pela Fundação de Cultura de MS, com organização de Fábio Pellegrini e Melly Sena. Faz parte ainda da coletânea “Antologia de textos da literatura sul-mato-grossense” – organizado pelas professoras Maria da Glória Sá Rosa, Albana Xavier Nogueira e Maria Adélia Menegazzo -.

Editor, desde 1996 é sócio-diretor da Editora Letra Livre, publicando livros que abrangem as mais distintas áreas do conhecimento, atendendo os mais diversos interesses e estilos, tendo em seu catálogo livros que já figuraram na lista dos dez mais vendidos do país, possuindo lançamentos sempre com excelente repercussão na mídia nacional. Como editor, direcionou-se em questões culturais, políticas, econômicas e comportamentais e também a era das altas tecnologias e globalização. Nesse sentido, o compromisso central da Letra Livre é publicar as mais diferentes tendências e estilos, a partir de criteriosa seleção de títulos nacionais e estrangeiros, sem pensamentos únicos ou preconceitos ideológicos, com bom gosto e sensibilidade. A distribuição de seus livros é feita através de distribuidoras em todo o país e pelo site www.letralivre.com.br .

Jornalista, deu início à sua profissão em 1973, no Rio de Janeiro, como free-lance, tendo sido posteriormente redator da Agência Jornal do Brasil e repórter especial no jornal O Fluminense. Em Campo Grande, foi diretor de imprensa e divulgação do Governo do Estado de MS e assessor de comunicação das Secretarias Estaduais de Justiça e de Planejamento e Coordenação Geral. Em assessoria e marketing político, coordenou e participou de campanhas para políticos estaduais e nacionais na área de imprensa e publicidade, em todos os níveis legislativos: vereador, prefeito, deputados estadual e federal, senador, governador e presidência da república. Efetuou assessoria de imprensa para empresas da área privada e para a administração pública – executivo e legislativo.

Publicitário, ingressou no mercado no Rio de Janeiro em 1973, como sócio-gerente de Propaganda e Relações Públicas da Projeto Sonorização Ltda, que entre seus trabalhos atendeu as sonorizações da apresentação do Royal Ballet (UK) no RJ e da Sala Cecília Meireles. Assessorou em criação e redação campanhas nacionais das confecções De Millus, tendo sido diretor da Communicatum Est Propaganda, atendendo e criando para contas nacionais como os produtos cosméticos Wella, Funabem e Riotur. Em Campo Grande, desde 1983 é sócio-diretor da Slogan Publicidade, atendendo, criando e assessorando em propaganda e marketing algumas das mais importantes contas publicitárias estaduais, tais como o Grupo Correio do Estado, Shopping Campo Grande, indústrias Semalo (produtos Jumbitos), Incasa (produtos Gigi), Sal Mineral Real e Germisul, Apoio Rural e Unimed, Atacadão, Supermercados Comper e rede de franquias Multicasa e Multicoisas. Na área da administração pública, atendeu ainda contas como as do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Campo Grande – entre outras prefeituras municipais -, Enersul, Ministério da Agricultura.

É membro permanente de Análise de Candidatos (CPAC) da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras; membro do Conselho Consultivo e Deliberativo do Sinapro MS (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de MS, do qual foi presidente por nove anos) e ex-Diretor da ACV-MS /Associação de Cinema e Vídeo de Mato Grosso do Sul. Participou de cursos, palestras e seminários, como na ABI /Associação Brasileira de Imprensa (RJ); de Cinema e Fotografia no MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; de publicidade, propaganda e marketing na ABP/RJ -Associação Brasileira de Propaganda. Entre outras, ministrou palestras sobre distintos temas de comunicação em órgãos de ensino como faculdades Unaes, UCDB, Anhanguera-Uniderp e Estácio, e ainda no Instituto Histórico e Geográfico de MS, na Academia de Letras de MS, e na OAB-MS.

Possui indicações e premiações regionais de Criação e Vídeo e Profissionais do Ano TV Morena/Rede Globo, e, nacional, da Central de Outdoor. Tem participação ativa no desenvolvimento profissional do setor da comunicação social no Mato Grosso do Sul, sendo um dos mentores da fundação da Associação das Agências de MS e do Sinapro MS – Sindicato das Agências de Propaganda do Estado. Recebeu diversas homenagens, entre elas o título de cidadão Campo-grandense, troféu Publicista Latino-americano, para  publicitários da América Latina no Festival Mundial de Publicidade de Gramado.

É roteirista do curta-metragem “Maria Fumaça, Chuva e Cinema”, dirigido por David Cardoso, premiado e com menções honrosas em diversos festivais de cinema nacionais. Criou e coordenou/dirigiu cerca de 200 vídeos comerciais, audiovisuais e documentários ao longo de sua carreira. Tem poema musicado por uma das maiores expressões da música sul-mato-grossense e um compositor de expressão nacional, Geraldo Espíndola. Criou e coordenou/dirigiu cerca de 500 spots e jingles.

Tem participação em ampla diversidade de eventos populares, artísticos e atividades culturais.